Projetos Vigentes
Coordenadora de Extensão do IP: Prof.ª Dr.ª Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
Atenção: devido à suspensão de atividades presenciais provocada pela pandemia de Covid-19, as atividades de alguns projetos podem ter sido interrompidas ou alteradas.
PROJETOS
- Comunidade Virtual de Aprendizagem e de Prática na Psicologia (CVAPPSI)
No período de pandemia da COVID-19 enfrentamos dificuldades de execução das ações cotidianas da Universidade que impactam em mudanças de procedimentos a curto, médio e longo prazo. Atualmente, pensar o fortalecimento do papel social da Universidade envolve desenhar novas estratégias de ensino e aprendizagem que envolvam processos de inovação e criatividade institucionais, tarefa essencial em um momento específico de crise na história da humanidade. Portanto, trata-se de Projeto de Extensão de iniciativa da Direção do Instituto de Psicologia e do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento para constituição de uma comunidade de professores na busca de soluções educacionais para o ensino não presencial decorrente do isolamento social. O projeto tem por objetivo constituir uma comunidade virtual de aprendizagem e de prática para apoiar a ação docente em tempos de pandemia, para a realização de ações de apoio aos docentes, para a oferta das disciplinas não presencial, como oficinas pedagógicas, suporte tecnológico, discussões, fóruns de práticas, bem como, suporte técnico e tecnológico aos discentes. Algumas reflexões: – Como a comunidade docente e discente da psicologia pode se constituir em um contexto de atividades acadêmicas no momento de isolamento social? – Como organizar as práticas de aprendizagem visando trazer novas experiências culturais, sociais e educativas para a comunidade da psicologia? – Como fortalecer nas interações sociais o sentido de comunidade e engajamento entre professores e estudantes?
Vigência: 29/03/2021 a 30/12/2021
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Wilsa Maria Ramos
Contato: ramos.wilsa@gmail.com
- Cuidados para a Infância no contexto de ensino remoto
Pretende-se elaborar material de divulgação em meio digital e, se possível, impresso, sobre os cuidados básicos à primeira infância no contexto do Ensino remoto decorrente da situação emergencial provocada pela pandemia da COVID-19, com ênfase na prevenção de cyberbullying e assédio virtual. Deverá ser destinada à comunidade educacional do Distrito Federal, abrangendo processos formativos a profissionais, estudantes e familiares, com possibilidade de ser divulgada também para outros estados brasileiros.
Vigência: 26/04/2021 a 31/12/2021
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Gabriela Sousa de Melo Mietto
Contato: gabrielamieto@unb.br
- Gamificação das Licenciaturas
O projeto se divide em duas etapas: 1) desenvolvimento de aplicativo e página na web para que docentes do ensino médio e dos cursos de licenciatura da UnB possam gamificar as disciplinas de licenciaturas utilizando regras (pontos de vida, pontos de inspiração etc), recursos e mecanismos de escolha e preferência de narrativas de RPG, colaboração entre jogadores e conteúdos de diferentes mídias (fotos, textos, links de videos e audios). 2) Imersão em uma disciplina de formação de licenciandos estruturada em formato de game de RPG e que utilize parcial ou totalmente o aplicativo em desenvolvimento.
Vigência: 03/05/2021 a 31/08/2021
Coordenador: Prof. Dr. Domingos Sávio Coelho
Contato: dscoelho@unb.br
- Gamificação do Ensino
Readequação curricular, através da metodologia de jogos de interpretação de papeis (RPG), das disciplinas “Psicologia da Aprendizagem” e “Aprendizagem no Ensino” que fazem parte do fluxo dos cursos de licenciatura da UnB. A readequação consistirá em ações de reestruturação dos textos, do sistema de avaliação e das formas de expressão acerca do que foi aprendido durante o curso.
Vigência: 03/05/2021 a 31/10/2021
Coordenador: Prof. Dr. Domingos Sávio Coelho
Contato: dscoelho@unb.br
- Resgatando a memória histórica da Psicologia latino-americana
O presente projeto, “Resgatando a memória histórica da Psicologia latino-americana”, abordará a vida e obra de autoras(es) fundamentais para o desenvolvimento da Psicologia como campo do saber-fazer na realidade latino-americana. Em especial, focalizaremos em autores(as) – e seus pensamentos – que, a despeito de suas relevâncias, não configuram a hegemonia teórico-prática e ético-política da Psicologia brasileira e latino-americana como um todo. Assim, serão escolhidas obras que influíram para a constituição de perspectivas críticas no âmbito psi, ao se voltarem para a compreensão do contexto latino-americano em seus antagonismos e implicarem a Psicologia, conjuntamente a outros campos de práticas e disciplinas do conhecimento, não apenas nesse entendimento, mas em sua transformação. Cabe ressaltar que se trata do segundo ano de tal projeto e que sua realização se dá em parceria com a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). No ano passado, fizemos o primeiro ciclo/edição, que abarcou a vida e obra de sete importantes personagens na Psicologia latino-americana, a saber: Silvia Lane, Wanderley Codo, Neusa Santos Souza, Virgínia Bicudo, Oswaldo Yamamoto, Dante Moreira Leite e Ignacio Martín-Baró. Ao todo, tivemos até o momento, mais de 41 mil visualizações nas aulas, sem desconsiderar as próprias interações no decorrer das aulas, com os debates propiciados, que nos fazem crer que o projeto foi capaz contribuir para uma formação crítica e socialmente referenciada na Psicologia brasileira e de subsidiar o conhecimento sobre o desenvolvimento da Psicologia no contexto latino-americano. Soma-se a isso o fato de que as aulas ainda ficaram e ficarão disponíveis na internet, gratuitamente, para quem quiser acessá-las, mesmo após o término do ciclo/temporada, permitindo o contato de mais pessoas com seus conteúdos. No ano de 2021, planejamos duas edições/ciclos, uma no primeiro semestre, nos meses de maio e junho e a outra no segundo semestre, nos meses de setembro e outubro. Em cada ciclo trabalharemos cinco autoras(es), em cinco encontros, com participação de especialistas em suas respectivas vidas e obras e mediação de integrantes do presente projeto. Serão abarcados as vidas e obras de autores, como: Lélia Gonzalez, Sylvia de Mello, Maria Fátima Quintal de Freitas (Brasil), Alberto Merani, Anibal Ponce, Enrique Saforcada (Argentina), Maritza Montero (Venezuela), Orlando Fals-Borda (Colombia), Frantz Fanon (Martinica) e Fernando González-Rey (Cuba). O trabalho dos integrantes do projeto (que, para além dos coordenadores, serão discentes selecionados no decorrer do ano) será o de pesquisa acerca sobre as produções e autores escolhidos, bem como toda a organização do projeto (infraestrutura, divulgação, contato com participantes etc.), acompanhamento e avaliação. O presente projeto oportuniza articulação com disciplinas de graduação, visando a inserção curricular da extensão, e se apresenta como uma forma de aprofundar a própria formação em Psicologia, abarcando autoras(es) e temáticas que, por vezes, não comparecem nas disciplinas formais ou, mesmo, encontram-se à margem, face suas relevâncias, estando, pois articulado, com demandas e necessidades históricas do curso e profissão, bem como de diferentes e segmentos e movimentos sociais e da própria realidade brasileira.
Vigência: 03/05/2021 a 29/10/2021
Coordenador: Prof. Dr. Pedro Henrique Antunes da Costa
Contato: phantunes.costa@gmail.com
- Viaje a la Semilla: uma viagem ao imaginário
“Viaje a la Semilla” consiste em propor uma série de exercícios que auxiliem na criação de um “mapa de relações” do imaginário de cada participante. Segundo Gariazzo e Solovera (2007), “este imaginário é constituído pelo conjunto de experiências particulares e únicas que constituem a nossa experiência de vida. Pretende-se com isto criar um sistema de identificação pessoal que apoie o desenvolvimento de um estilo de representação singular e coerente, permitindo ao mesmo tempo aprofundar entre os binômios aparência e essência, interior e exterior, realidade e simulação no ser” (pág. 10).
Vigência: 01/05/2021 a 31/10/2021
Coordenador: Prof. Dr. Domingos Sávio Coelho
Contato: dscoelho@unb.br