Organizações Estudantis
A Associação Atlética Acadêmica de Psicologia (A.A.A.P.) da Universidade de Brasília, Psicodélica, é uma associação sem fins lucrativos criada no segundo semestre de 2018 por alunes de graduação do curso de Psicologia da UnB, a fim de representar es alunes do curso no âmbito esportivo e social. O nome surgiu devido à psicodelia representar em sua abstração a manifestação da alma, criatividade e expressão. O nosso mascote, o camaleão, foi escolhido por ser um animal que se adapta a diferentes contextos, assim como acreditamos que psicóloges devem se adaptar, compreendendo as especificidades de cada um desses ambientes. Viemos com o intuito de trazer a integração des estudantes de psicologia, principalmente por meio do esporte, mas também pela promoção de eventos, criação de produtos que promovam uma identidade visual da Atlética e apoio ao movimento estudantil, buscando sempre o acolhimento. Todes serão sempre muito bem vindes no nosso espaço que está em constante construção coletiva!
Facebook: https://pt-br.facebook.com/atleticapsicodelicaunb/
Twitter: https://twitter.com/psicodelicaunb
O Centro Acadêmico de Psicologia (CAPsi) faz parte do movimento estudantil. O Movimento estudantil é uma das muitas faces dos movimentos sociais, é por onde os estudantes se organizam politicamente em entidades ou coletivos para lutar em prol de mudanças sociais, políticas, econômicas, entre outras.
O movimento estudantil já foi ponta de lança em diversas lutas, sendo uma das principais a resistência no período do regime militar no Brasil. Alguns estudantes são lembrados e servem como inspiração até os dias de hoje como Honestino Guimarães, estudante do curso de geologia da UnB que foi preso, torturado e assassinado durante a ditadura (homenageado pelo DCE da UnB, que recebe seu nome). O movimento estudantil sempre cumpriu um papel fundamental para a luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos!
Enquanto o DCE é responsável pela organização dos estudantes na universidade inteira, o CA é responsável por dialogar com os estudantes, organizando debates, assembleias, eventos de integração, além de ser uma ponte de facilitação no contato entre os alunos e o Instituto, por meio das reuniões e conselhos que os representantes do CA participam. O principal papel do Centro Acadêmico é organizar os estudantes em torno das suas reivindicações. Também é o espaço onde os estudantes podem socializar, organizando eventos culturais e lúdicos.
A escolha da gestão é realizada através de votação, onde são apresentadas as chapas concorrentes e todo o corpo discente do curso pode votar para escolher os próximos representantes estudantis.
Para mais informações sobre o CA, a atual gestão e suas atividades, confira o perfil no Instagram.
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado pela CAPES em 1979 e atualmente é gerido pela Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC, são aproximadamente trezentos grupos espalhados por todo Brasil. No curso de Psicologia na Universidade de Brasília, o programa foi instaurado em 1987, com mais de 30 anos de história sendo construída por estudantes e tutores. O PET tem como objetivo principal promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
Isso é realizado através do trabalho com os três eixos principais da universidade: o grupo possui projetos de extensão, pesquisa e ensino, realizando diversos eventos ao longo do ano. O melhor é que os estudantes possuem grande autonomia para planejar e executar os projetos que são de seu interesse e que podem ser considerados relevantes para comunidade. O desenvolvimento de temas diversos que ultrapassam os limites da graduação, o planejamento e execução das atividades em cada eixo, a participação em workshops promovidos pelo grupo, o trabalho em coletivo e as parcerias realizadas são alguns exemplos de como a vivência no programa torna-se uma experiência rica e muito agregadora na trajetória profissional e pessoal dos participantes.
E como funciona o ingresso e a permanência? A cada processo seletivo realizado, o grupo fica composto por 12 estudantes de graduação bolsistas e 6 voluntários, estes farão a transição voluntária para receber a bolsa mensal de R$ 400,00 reais à medida que os demais bolsistas precisam sair do programa. Ou seja, a configuração do grupo envolve no máximo 18 estudantes e uma tutora que ocupe cargo de professora (o) dentro do Instituto de Psicologia, e novos processos seletivos são realizados quando o número de estudantes dentro do grupo chega a 11, havendo vacância de bolsa. Existem alguns critérios para participação que são divulgados em edital sempre que novos processos ocorrem, é preciso acompanhar a divulgação oficial.
Ao longo de todos esses anos, o PET Psicologia já realizou diversos trabalhos destinados à comunidade interna e externa à UNB, além de ter contribuído com a formação de centenas de estudantes. O programa possui forte organização interna, realizando encontros regionais e nacionais anualmente, e seu impacto é reconhecido pelas instituições de ensino superior a qual pertencem.
Siga as redes sociais do PET Psicologia UNB para mais informações:
Site: https://petpsicologiaunb.wordpress.com/
Facebook: Página PET-Psicologia UNB
Instagram: @petpsicounb
Contato: petpsicounb@gmail.com
A Praxis Consultoria Jr. é a maior empresa junior do Brasil, vinculada ao nosso curso de Psicologia da UnB. É especializada em projetos de Gestão de Pessoas para organizações públicas e privadas. Além disso, seus projetos são administrados por alunos do curso. É uma empresa jovem que valoriza a inovação, espírito empreendedor, vontade de trabalhar e competência. Além de seus projetos profissionais, a Praxis oferece minicursos, cursos de extensão e ciclos de palestras para a comunidade acadêmica. Sob a supervisão de professores, mestres e doutores ligados diretamente à produção acadêmica e reconhecidos em todo o país. Ademais, a Praxis garante profissionalismo e inovação, além de serviço personalizado de alta qualidade. Trata-se de uma das empresas juniores de referência no Brasil, tendo realizado consultoria em centenas de órgãos, entre públicos e privados, na área de psicologia.
Site: https://praxisconsultoriajr.com.br/
LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/praxis-consultoria-jr
LAPSI – LIGA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA DA SAÚDE E INTERPROFISSIONALIDADE
A Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde e Interprofissionalidade (LAPSI) foi fundada em 2021, com o objetivo de aprofundar conhecimentos e práticas vinculados à área da Psicologia da Saúde, fortalecer o protagonismo estudantil, promover a integração entre os cursos de saúde da UnB e desenvolver aprendizagem crítica e vivência profissional ainda na graduação.
A LAPSI é uma organização acadêmica sem fins lucrativos, apartidária, laica, interprofissional, com duração indeterminada e baseada no tripé de ensino, pesquisa e extensão, que reúne estudantes dos cursos de Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Medicina, Saúde Coletiva e Serviço Social, entre outros.
As atividades organizadas pela LAPSI incluem workshops, cursos, capacitações, condução de pesquisas, visitas e intervenções em instituições e promoção de eventos. A Liga é coordenada pela Prof. Larissa Polejack e realiza suas atividades no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e em demais instituições parceiras.
Para mais informações, entre em contato conosco!
E-mail: lapsi.unb@gmail.com
Instagram: @lapsiunb
Você e outras(os) estudantes da Psicologia desenvolveram uma iniciativa ou organização e querer dar visibilidade a ela?
Conta pra gente no gradpsi@unb.br!