Matrículas em Estágio e Pesquisa
A matrícula em Atividade acadêmica de Pesquisa e Estágio é feita por matrícula vinculada. Isso significa que você não consegue se matricular sozinha(o) pelo sistema. É necessário que a Secretaria do curso efetue a matrícula, pois as atividades acadêmicas não são ofertadas no SIGAA. Isso é feito para que cada docente tenha controle das(os) estudantes sob sua supervisão, uma vez que cada professor(a) tem seu próprio processo seletivo semestral.
Conforme o procedimento adotado pelo IP atualmente, a solicitação de matrícula em estágio e pesquisa é feita por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria Acadêmica. No ato do preenchimento deste formulário é necessário que seja anexada a autorização do(a) professor(a) responsável pela supervisão da atividade. Estamos trabalhando para facilitar esse processo para todas e todos (estudantes, docentes e equipe da Coordenação), então fique atenta(o) aos nossos comunicados!
Abaixo estão algumas orientações importantíssimas para que a sua matrícula seja efetuada sem dores de cabeça:
- O preenchimento do formulário deve ser realizado até a data e horários estipulados pela secretaria acadêmica no início de cada semestre;
- A divulgação dos processos seletivos e sua condução são de responsabilidade de cada docente. Em caso de dúvida, entre em contato com (a) docente responsável pela atividade de seu interesse;
- O preenchimento do formulário é responsabilidade de cada estudante e cada docente. Se houver dúvidas quanto aos códigos dos componentes, você pode verificar AQUI;
- O preenchimento dos formulários fora do prazo pode impedir a matrícula por limitações de sistema. É responsabilidade de cada estudante se atentar aos prazos;
- É responsabilidade exclusiva de cada estudante verificar se sua matrícula foi efetuada. Decorrido o prazo estabelecido pela coordenação que estará expresso no formulário eletrônico de solicitação, verifique o resultado no sistema. Se a matrícula não tiver sido efetuada, procure a Secretaria Acadêmica do IP.
ATENÇÃO! Alguns impedimentos comuns para matrícula em estágios e pesquisas são os abaixo listados. Fique atenta(o)!
- Estudante não cursou o(s) pré-requisito(s): confirme a quantidade de horas necessárias e as disciplinas exigidas;
- Estudante já cursou a disciplina: alguns componentes de estágio e pesquisa não permitem múltiplas aprovações. Para evitar o transtorno, confirme se você já cursou componente de mesmo código ou nome, e em caso positivo, verifique se a mesma permite mais de uma matrícula;
- Excesso de carga horária: no currículo atual, o limite de carga horária é de 450 horas por semestre. Prováveis formandas(os) podem exceder esse limite em até um componente, então é necessário registrar essa observação no formulário.
Os componentes de Estágio Supervisionado são estruturados em torno de situações-problema ou atividades práticas, sendo planejados e organizados em um programa, de modo que permita a avaliação tanto pelos parâmetros da instituição de ensino superior quanto pelos parâmetros de avaliadores externos (Artigo 23, DCN, 2004).
Os pré-requisitos para matrícula em estágio supervisionado são os abaixo especificados:
– Disciplina “Ética Profissional” (exceto para o Estágio Supervisionado Bacharel – Área: Ciências do Comportamento);
– Disciplina “Estágio Básico” para o primeiro estágio Psicólogo;
– Estágio Psicólogo: 2.490 horas (166 créditos);
– Estágio Bacharel: 2.400 horas (160 créditos);
– Estágio Licenciatura: 1.650 horas (110 créditos).
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO:
- É o componente/atividade curricular no qual o(a) discente precisa cursar, com a aprovação, a fim de integralizar a carga horária e concluir o curso;
- Todo e qualquer estágio não remunerado é obrigatório.
- Pode haver a remuneração por parte da empresa. Nestes casos, é necessário que a empresa/escola tenha convênio formalizado com a Universidade de Brasília (UnB).
- Os estágio obrigatórios não podem ser realizados por período superior ao semestre letivo, assim, sua vigência precisa encerrar até o último dia de aulas.
ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO:
- É uma atividade curricular opcional, que exige a contrapartida da empresa/escola, tais como: bolsa e vale transporte. Esse tipo de estágio também é previsto no Projeto Pedagógico Curso e deve ter suas atividades voltadas para as atividades fins do curso.
- Pode ser registrado no histórico escolar como Estágio Supervisionado obrigatório, desde que:
- O(a) estudante tenha os pré-requisitos mínimos para realizar estágio obrigatório;
- Haja autorização do docente orientador para a matrícula no componente;
- O TCE esteja vigente durante o período letivo em que se solicita a matrícula em estágio supervisionado.
Para mais informações sobre estágios, acesse o site do DEG.
ATENÇÃO! Somente após a ativação do TCE no sistema SIGAA é que o(a) discente pode iniciar seu estágio. É terminantemente proibida a realização do estágio sem a formalização do TCE por todas as partes envolvidas: discente, concedente e UnB.
PROCEDIMENTOS PARA ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS:
- Inicialmente, após serem selecionados para o estágio, os discentes precisam realizar um pré-cadastro no SIGAA, momento em que informarão alguns dados básicos sobre o estágio. Todos os dados registrados no SIGAA precisam ter informação fidedigna à realidade, pois o Termo de Compromisso (TCE) é gerado a partir deste pré-cadastro.
- Posteriormente, deverá ser informado a Coordenação de Graduação a conclusão da etapa anterior, por meio do e-mail: gradpsi@unb.br.
- A Secretaria de Graduação então enviará os Termos de Compromisso de Estágio para assinatura das partes no SEI-UnB.
- O TCE assinado é anexado pela Secretaria ao cadastro do estágio, que passa a ter status “ATIVO”.
OBS.: os prazos de formalização de estágio obrigatório seguem cronograma organizado e divulgado semestralmente pela Coordenação de Graduação.
Manual de Orientações para Estágios Curriculares Obrigatórios
PROCEDIMENTOS PARA ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS:
- Inicialmente, após terem a anuência de um docente orientador, os discentes precisam realizar um pré-cadastro no SIGAA, momento em que informarão alguns dados básicos sobre o estágio. Todos os dados registrados no SIGAA precisam ser iguais aos que constam no termo de estágio.
- Posteriormente, deverá ser informado à Secretaria do Departamento do docente orientador a conclusão da etapa anterior e feito o envio do termo de estágio preenchido e assinado pelas partes.
- A Secretaria do Departamento então enviará o TCE para assinatura do docente orientador e o anexará ao cadastro do estágio, que passa a ter status “ATIVO”.
Manual de Orientação para Estágios Não Obrigatórios
No corpo do e-mail, o(a) aluno(a) também deverá informar os seguintes dados:
- Nome do(a) professor(a) orientador(a) da UnB;
- Nome e e-mail do(a) supervisor(a) na Concedente;
- Nome e e-mail do(a) representante da Concedente;
- Nome e e-mail do(a) responsável pela agência de integração (se houver).
As assinaturas no documento podem ser feitas de forma manual devendo incluir o nome por extenso, acompanhadas de matrícula ou carimbo do responsável (não pode ser rubrica), ou poderão ser eletrônicas (Sistema Eletrônico de Informação – SEI, Token ou Gov.br).
Caso as assinaturas sejam feitas por meio do SEI será necessário ter um cadastro como usuário externo no sistema, que pode ser feito neste link.
ATENÇÃO: Considerando o prazo para colher todas as assinaturas necessárias nos termos e planos de atividades, os documentos de estágio não obrigatório devem ser enviados à Secretaria do Departamento do docente orientador com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias em relação à data de início das atividades do estágio.
Documentos e modelos de estágio obrigatório e não obrigatório disponíveis aqui.
Orientações e documentos sobre Estágios Obrigatório da Licenciatura (SEEDF), aqui.
Os processos seletivos para pesquisa e estágios são de responsabilidade de cada docente, sendo comum ocorrerem antes do início de cada período letivo.
As divulgações são feitas no perfil oficial da Coordenação de Graduação da Psicologia no Instagram (@gradpsiunb).