Fluxo

Fluxo

O curso de Psicologia da UnB possui três habilitações: Psicólogo, Bacharel e Licenciatura. Cada uma possui seu próprio currículo, com diferenças significativas nos conteúdos e nas cargas horárias que impactam diretamente os graus de formação. Aqui estão os links dos fluxos atuais de cada habilitação/grau.

  • Psicólogo;
  • Bacharel;
  • Licenciatura.

Estrutura do Fluxo

O fluxo, diferentemente do currículo, não mostra tudo o que o estudante precisa fazer para se formar. Ele é, no entanto, uma ótima referência de como organizar suas grades por semestre. Nele, estão distribuídas as disciplinas obrigatórias na ordem em que se recomenda cursá-las, além das optativas de cadeia, altamente recomendadas. Não constam no fluxo, contudo, alguns componentes de cadeias seletivas, como os estágios supervisionados, motivo pelo qual não basta cursar apenas o que está no fluxo (entenda melhor na aba “currículo”).

A importância de se manter no fluxo

Essa dica vai, principalmente, para os estudantes dos primeiros períodos do curso.

No primeiro semestre, a Universidade precisa garantir a matrícula em todos os componentes do primeiro período do fluxo. No caso da Psicologia, todos eles são obrigatórios. Se o estudante for aprovado em todos esses componentes, e APENAS neles, então, no semestre seguinte, a Universidade precisa garantir a matrícula em todos os componentes do segundo período do fluxo, que, aliás, também são todos obrigatórios.

Considere a situação hipotética em que o aluno reprove em um componente do primeiro semestre ou efetue trancamento dele (ex.: Estatística Aplicada – EA). No semestre seguinte, o sistema não ofertará a disciplina Métodos de Pesquisa em Psicologia – MPP, pois EA é um pré-requisito. Assim, no terceiro semestre, o estudante continuará fora do fluxo, pois, mesmo que seja aprovado em EA, ainda não terá cursado MPP, e o sistema poderá deixar de ofertar componentes automaticamente.

Em suma, nos primeiros semestres do curso, tente ao máximo cursar tudo o que consta no fluxo.


ATENÇÃO:
Em muitas situações, alguns estudantes já entram no curso fora do fluxo devido aos diferentes tipos de ingresso possíveis. Destacamos, a seguir, alguns casos mais comuns:

  • Ingressantes por transferência facultativa ou obrigatória já cursaram componentes na instituição anterior. O primeiro passo para essas pessoas é solicitar o aproveitamento de estudos (clique aqui para saber mais). Em seguida, no período de ajuste de matrícula, no semestre de ingresso na UnB, o interessado deve realizar a matrícula junto à Coordenação do curso, que recomendará componentes que provavelmente não serão aproveitados e/ou solicitará à SAA a matrícula com quebra de pré-requisito(s). Ressalta-se que essa é a única possibilidade de quebra de pré-requisito(s) na Universidade;
  • Ingressantes por mudança de curso já cursaram componentes obrigatórios e/ou   optativos do curso de Psicologia, de modo que também já estão fora do fluxo. Além disso, muitos dos componentes que cursaram no curso anterior, podem ser integralizados como módulo livre no novo curso. Para ingressantes por mudança de curso, a Universidade não   garante nenhuma prioridade de matrícula.
Pular para o conteúdo