Estágio

Estágio

Os componentes de Estágio Supervisionado são estruturados em torno de situações-problema ou atividades práticas, sendo suas atividades planejadas e organizadas em um programa, de modo que permita a avaliação tanto pelos parâmetros da instituição de ensino superior quanto pelos parâmetros de avaliadores externos.

Os pré-requisitos para matrícula em componentes de estágio são:

– Disciplina “Ética Profissional” (exceto para o Estágio Supervisionado Bacharel – Área: Ciências do Comportamento);

– Disciplina “Estágio Básico” para o primeiro estágio Psicólogo;

– Estágio Psicólogo: 2.490 horas (166 créditos);

– Estágio Bacharel: 2.400 horas (160 créditos);

– Estágio Licenciatura: 1.650 horas (110 créditos).

Além dos Estágios Supervisionados Obrigatórios (a partir da nova Lei de Estágio – Lei No 11.788, de 25/09/2008), o Curso de Graduação em Psicologia da UnB possibilita também a oportunidade dos alunos realizarem Estágios Supervisionados Não Obrigatórios, os quais serão acrescidos à carga horária regular e obrigatória, não contabilizando integralização de horas curriculares ao aluno. Entre as exigências para cursar este Estágio, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso vigente, estão: 

(1) ter cursado um total de 1.110 horas (74 créditos);

(2) avaliação do histórico escolar, no qual não devem constar reprovações; 

(3) avaliação do desempenho acadêmico do aluno (Resolução DEG No 02/2007, de 25/06/2007); e 

(4) aprovação pelo(s) supervisor(es) do Plano de Trabalho. 

A carga horária máxima de estágio não-obrigatório é de 20 horas semanais ou deverá ser adequada à carga horária das disciplinas que o aluno está cursando no semestre. A carga horária semanal de estágios, incluindo obrigatórios e não obrigatórios, não pode ser superior a 30 horas, conforme Projeto Pedagógico do Curso vigente.

É necessário evitar sobreposição de dois estágios no transcorrer de um mesmo período do curso somado a horas em outras disciplinas, a fim de favorecer rendimento acadêmico satisfatório nestas atividades acadêmicas.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ESTÁGIO.

Pular para o conteúdo