Alteração de Opção
Mudança de Curso
Consiste na autorização dada ao estudante regular de graduação para ter alterado o vínculo com seu curso de ingresso na UnB para outro curso de sua escolha, desde que tenha ingressado pelo PAS, AcessoENEM ou outros vestibulares da UnB.
Público Alvo
Estudantes que estejam com matrícula ativa em qualquer curso de graduação da Universidade de Brasília.
Impedimentos
Não será autorizado participar da seleção para Mudança de Curso o estudante regular que tenha ingressado em curso de graduação por meio das seguintes formas:
a) Portador de Diploma de Curso Superior (DCS);
b) Beneficiário de Convênio ou Acordo Cultural;
c) Beneficiário de Matrícula de Cortesia Diplomática;
d) Beneficiário de Dupla Diplomação;
e) Beneficiário de Mudança de Curso anteriormente;
f) Beneficiário da Condição de Refugiado;
g) Estudantes EAD;
h) Beneficiário de Transferência Obrigatória ou Transferência Facultativa.
Critérios para a mudança de curso
A efetivação da mudança de curso está condicionada a:
I – existência de vaga remanescente, nos termos da Resolução CEPE nº 053/2022;
II – integralização, pelo estudante, dos componentes curriculares obrigatórios que compõem os dois primeiros períodos do fluxo de origem;
III – integralização, pelo estudante, de pelo menos 360 horas em componentes curriculares obrigatórios ou optativos do curso pretendido;
IV – aprovação e classificação do estudante dentro do número de vagas disponibilizadas, nos termos da Resolução CEPE nº 053/2022;
V – certificação em prova de Habilidade Específica para os cursos que a exigem como requisito de ingresso, obedecendo o seu prazo de validade.
Inscrições
O Edital para Mudança de Curso é divulgado semestralmente conforme período especificado no calendário acadêmico do respectivo semestre letivo. A Mudança de Curso deverá ser solicitada via formulário eletrônico, que será disponibilizado no respectivo Edital.
A solicitação de mudança de curso somente poderá ser realizada no período especificado no calendário acadêmico e/ou respectivo Edital.
Para saber mais informações e acessar editais acesse o link a seguir:
Conforme definido no Projeto Pedagógico do Curso, a habilitação principal e de ingresso padrão é a habilitação Psicólogo. As habilitações Bacharel e Licenciatura são complementares e não permitem o registro no Conselho de Classe. Dito isso, é comum que os estudantes cumpram os requisitos para obter, além do grau de Psicólogo, uma das habilitações complementares – ou mesmo as duas. Isso pode acontecer de duas formas diferentes: (1) cumprindo todos os requisitos para essa segunda/terceira habilitação quando ainda está registrado na habilitação principal, Psicólogo; ou (2) depois de se formar na habilitação principal, Psicólogo. No segundo caso, estamos falando de Dupla Diplomação.
Para ilustrar o processo e explicar como funciona, vamos supor que você se encontra registrada na habilitação Psicólogo. Este é o seu último semestre nessa habilitação, ou seja, ao final deste semestre, você vai se formar na habilitação Psicólogo. Você quer obter, também, as habilitações Bacharel e Licenciatura. Você não sabe se deve pedir Dupla Diplomação.
Você deve se fazer a seguinte pergunta:
“Ao final deste semestre, terei cumprido tudo o que preciso para me formar nessa(s) outra(s) habilitação(ões)?”*
*É necessário considerar o currículo atual dessa(s) outra(s) habilitação(ões), e não o currículo vigente à época em que você ingressou no curso.
Se a resposta for sim, então você não precisa solicitar Dupla Diplomação. Ao final do semestre, bastará que solicite o registro de formatura nessa(s) habilitação(ões) junto à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). Para isso, é necessário preencher e enviar o formulário denominado “Solicitação de Registro de Diploma”. Quando você participar da colação de grau, obterá os graus de todas essas habilitações.
Por outro lado, se, ao final do semestre, você ainda não tiver cumprido os requisitos dessa outra habilitação (exemplo: para Licenciatura, ficaria faltando cursar Libras), então, sim, você deve solicitar Dupla Diplomação no período definido no calendário Acadêmico. O calendário pode ser acessado na página oficial da SAA.
Pode acontecer de, quando estiver terminando a habilitação Psicólogo, você já ter terminado o Bacharel e faltar requisitos da Licenciatura, ou vice-versa. As orientações se aplicam de qualquer forma. Se necessário, faça a pergunta sugerida para cada habilitação separadamente. Assim não tem erro.
Dica do IP: organize-se para terminar as habilitações complementares antes ou junto da habilitação Psicólogo, caso tenha interesse em obtê-las. O Colegiado de Graduação e de Extensão do IP delibera semestralmente quantas vagas serão ofertadas para Dupla Diplomação. Atualmente, elas são ilimitadas, mas isso pode mudar por questões que interferem diretamente no desempenho do Curso junto à Universidade e ao Ministério da Educação.