Atividades Complementares
Acesse AQUI o regulamento atual do curso de Psicologia.
Os anexos ao regulamento do edital de atividades complementares podem ser acessados aqui:
Anexo I – Tabela de Referência
Anexo II – Inclusão de Atividade Complementar
Anexo III – Declaração de Cópias autênticas
Em cada habilitação do curso de Psicologia, existe um limite de horas em atividades complementares que podem ser integralizadas: para o Psicólogo, são 210 horas (14 créditos); para o Bacharel e para a Licenciatura, 170 horas (11 créditos). As atividades complementares não são obrigatórias para o curso de Psicologia.
Ok, mas o que são as atividades complementares?
Atividades complementares são uma mão na roda pra quem quer obter créditos e, ainda assim, pouca gente participa dos editais! Basicamente, são atividades que não entram no histórico escolar “automaticamente”. Os créditos que entram automaticamente no seu histórico são: (1) disciplinas em que você foi aprovada(o); (2) monitoria; (3) aproveitamento de estudos; e (4) Extensão.
Existe uma infinidade de outras atividades que não entram no histórico escolar automaticamente. Alguns exemplos são: apresentação de trabalhos em eventos científicos; publicação de artigos; participação na Práxis, no PET, no CAPsi; representação em colegiados; trabalho voluntário; estágio não obrigatório; e muitas outras!
Semestralmente, publicamos o edital de atividades complementares, elaborado pela Coordenação de Graduação em parceria com a Comissão de Aproveitamento de Estudos do Instituto de Psicologia. No edital, constam todas as informações sobre os procedimentos para solicitação e datas. Acompanhe em nossa página e em nossas redes sociais!
DICA IMPORTANTE: Ao longo do curso, monte um portfólio de todas as atividades realizadas por você, como as mencionadas acima. Ter os documentos em mãos vai facilitar muito na hora de participar do edital de atividades complementares e também vai ser ótimo para o seu currículo!
ATENÇÃO: Integralização de créditos em língua estrangeira (cursos de idiomas, exames de proficiência etc.) não entra como atividade complementar da Psicologia porque existem processos próprios para isso. Acesse o calendário da SAA (http://saa.unb.br/) ou contate o Instituto de Letras para maiores informações.