Curso e profissão

Curso e Profissão

O profissional de Psicologia deverá estar preparado para enfrentar e também buscar soluções para os problemas que afligem a sociedade, revelados pelos cenários nacional e internacional. Nesse sentido, a formação deve ser generalista e flexível, para formar um profissional capaz de analisar e interpretar informações, de comunicar com flexibilidade intelectual e de lidar com situações variadas. A atual evolução cultural exige alguém com uma formação que o possibilite responder à transformação do contexto social com a ciência psicológica.

O Instituto de Psicologia oferece formação profissional em Psicologia que possibilita ao estudante cursar três habilitações: Psicólogo, Bacharelado em Psicologia (para aqueles interessados em seguir carreira acadêmica no ensino superior) e Licenciatura em Psicologia (para os interessados no ensino de Psicologia no ensino médio). Essa formação profissional oferece variedade de abordagens teórico-metodológicas e em diversas áreas de atuação profissional.

Perfil e Mercado de Trabalho

A habilitação de Psicólogo envolve a formação com maior tempo de curso, sendo a única que permite o registro como psicólogo no conselho de classe. O profissional com esta habilitação poderá atuar em diversos campos, como consultórios, hospitais, esportes, educação, situações de trabalho, contextos organizacionais e comunidades.

O Bacharelado oferecido pela UnB, ao contrário dos cursos das demais IES brasileiras, tem como objetivo principal propiciar a formação inicial de pesquisador. Com essa habilitação, o profissional poderá atuar, por exemplo, como consultor na iniciativa privada ou em cargos que exijam formação em qualquer nível superior, comuns no serviço público.

Com a Licenciatura em Psicologia, os profissionais receberão formação para se tornarem professores de Psicologia, visando a atuação em educação para ensino médio e cursos técnicos em temas gerais da área, tais como desenvolvimento humano, psicologia escolar, psicologia social, psicologia da saúde, e, ainda, motivação, personalidade, emoções e aprendizagem.